terça-feira, 3 de abril de 2012

Avaliação de História


Por se tratar de uma ilha deram o nome de ilha de Vera Cruz.
Ilha cheia de graça.
Ilha cheia de pássaros.
Ilha cheia de luz.

Ilha verde onde havia
mulheres morenas e nuas
Anhangás a sonhar com histórias de luas
e cantos bárbaros de pajés em poracés batendo os pés.
(...)
Cassiano Ricardo

1- De acordo com o texto:
a- Escreva a descrição de ilha que apareceu na primeira estrofe, segundo o autor.
________________________________________________________________

b- Quem são as mulheres morenas e nuas as quais o autor se refere?
________________________________

c- Qual nome citado na primeira estrofe que foi uns dos nomes que o Brasil recebeu?
________________________________

2- Sobre o que estudou assinale a opção correta:
a- Os primeiros habitantes do Brasil
(  ) Portugueses   (  ) Índios                        (  ) Espanhóis

b- Nome das habitações indígenas:
(  ) Ocas   (  ) Tendas    (  ) Casas

c- Eram cultuados pelos índios como se fossem deuses:
(  ) As índias, suas vestimentas.
(  ) O que plantavam.
(  ) A lua, o sol e a chuva.

d- Relacione as colunas.
( 1 ) Portugueses                   
( 2 ) Caravela                        .
( 3 ) Bússola                          
( 4 ) Nau ou nave.                 

   (    ) instrumentos que  ajudavam os
navegadores a se orientar no mar.
   (    ) grande embarcação usada pelo navegadores.
   (    ) conhecidos por terem sido grandes navegadores.
   (    ) pequena embarcação inventada e usada pelos portugueses.
                                     
3- Responda:
a- O que era navegar para os portugueses?
________________________________

b- Em qual continente está localizado o Brasil?
________________________________

4- Complete:
        Antes de ser conhecido e explorado o Brasil era disputado por _____________ e _________________.
         Para resolver a disputa foi feito um acordo que recebeu o nome de _______________________________.                 

Renovar esperança na vida, é acreditar em você! Tia Marilza

Avaliação de Português


Educar a criança no presente é a garantia de um grande cidadão no futuro.

I-Texto:

                                                     Fogo no circo

     O circo estava armado no centro da praça. A lona muito grande, muito grande mesmo. Lá dentro havia uma porção de bichos: leão, tigre, foca, cavalo, girafa, urso e macaco.
       Era noite e estava muito escuro. Os bichos estavam todos dormindo. Não se ouvia nenhum barulho. Quem tomava conta do circo era o seu João, um velhinho que sempre levava na mão uma lanterna acesa. Seu João estava sentado e ouviu um barulho. Ele se levantou e foi andando devagarzinho assim na pontinha dos pés.
       Começou a sentir cheiro de queimado e foi andando mais depressa... começou a correr em direção ao barulho e viu um fogo ainda pequenininho. Voltou correndo passou debaixo dos bancos para chegar mais depressa à rua e gritou: o circo está pegando fogo! Começou a juntar gente e logo chegaram os bombeiros. Vieram muitos carros começaram a jogar água na fogueira que já estava muito grande. Os animais ficaram desesperados não podiam fugir, pois estavam presos nas jaulas e o fogo já estava perto deles. O senhor João conseguiu soltar os macacos vindos do Paraguai que ajudaram a jogar tudo o que tinha dentro do circo para fora para não ser queimado.
       Então os bombeiros apagaram o fogo, todos trabalharam iguais.
       Lá no circo tudo estava calmo. O senhor João que tinha tomado um grande susto agora estava contente, pois havia salvo todos os bichos.
                                                                                                 (Autor: Paulo Antunes)

1-Trabalhando o texto:
a- Onde o circo estava armado?
_________________________________________________________________

b- Quais bichos viviam no circo?
_________________________________________________________________


c- Aconteceu um acidente no circo. Que acidente foi esse?
_________________________________________________________________

2- O palhaço Buscapé é fera na hora de acertar as palavras. Vamos desafiá-lo? Então vamos formar palavras e assinar no lugar adequado:

       ___itou ( gr / gl)      (   ) dígrafo     (   ) encontro consonantal

       bi___os ( x / ch)       (   ) dígrafo    (    ) encontro consonantal

       i______ (guais / quais)    (    ) hiato    (    ) tritongo

3- O Palhaço Meia-sola não tem dúvida, leia o texto e descubra todas as respostas.
a- Uma palavra monossílaba e uma trissílaba.
__________________________________________________________________

b- Uma palavra polissílaba e uma dissílaba.
__________________________________________________________________

c- Dois substantivos próprios e dois substantivos comuns.
__________________________________________________________________

4- Respeitável público! Chegou a sua vez. Separe as sílabas e classifique a sílaba tônica:

porção     __________________________________________________________
água         __________________________________________________________
lâmpada   __________________________________________________________
cavalo      __________________________________________________________

5- Alô criançada o circo chegou! Fala eufórico o palhaço Buscapé!
   Complete com o antônimo do adjetivo dado no texto a cada substantivo.

... A lona era muito _______________.

...A noite estava ________________.

... Viu um fogo ainda __________________.






           

  O seu sucesso me deixa feliz!
        Beijos da Tia Marilza

Atividade Avaliativa de Literatura

 Livro de Ruth Rocha- Meu amigo Dinossauro


  O dinossauro amigo da Ruth Rocha nem é de verdade, mas serviu para contar às crianças tudo sobre a formação do petróleo e seus inúmeros usos.
  Você sabia...
  Que petróleo é considerado “Ouro Negro” pelo seu grande poder aquisitivo.

1- Sobre o livro escreva:
a- Qual é o título?
________________________________

b- Qual o nome da autora?
________________________________

c- Quem é o ilustrador?
________________________________

2- De acordo com a história, marque a opção correta:
a- Apareceu no jardim:
(  ) Um pequeno rato mal-humorado e seu nome era Ri-tim-tim.

(  ) Um pequeno dinossauro, educado, inteligente o seu nome era Joaquim.

(  ) Um grande hipopótamo, barrigudo, fedorento e seu nome é Alfredinho.

b- De onde ele saiu...
(  ) Não sabe de onde. 
(  ) Da toca do leão.
(  ) Do fundo do mar.

c- Ele levou para a escola:
(  ) Mamãe      (  ) Miguel    (  )Ruth

d- O dinossaurozinho é um animal extinto, quer dizer que:
(  ) Ele nunca existiu.
(  ) Daqui alguns anos ele surgirá em nosso planeta.
(  ) Ele já existiu agora não existe mais.

e- A autora compara o petróleo com:
(  ) Índios   (  ) ciganos    (  ) Sem-terra

f- Onde pode-se encontrar o petróleo:
(  ) Na terra e no oceano.
(  ) Nas árvores.
(  ) Nas pequenas plantações.

3- Assinale algumas coisas que pode ser feito com o petróleo:
(  ) Pano                   (  )Geladeira
(  ) Brinquedo          (  ) Sal
(  ) Malas                 (  ) Pó de café
(  ) Salsicha              (  ) Biscoito
(  ) Frutas                 (  ) Pratos

4- O dinossauro puxou o fecho em sua barriga.
a- Ele era mesmo um dinossauro?
________________________________

b- Quem estava dentro dele?
________________________________

c- As crianças conseguiram enganar a todos?
________________________________

d- O que você aprendeu sobre o Petróleo?
________________________________
________________________________

5- Cite algo que é feito do petróleo que você e sua família utilizam.
________________________________




                         
                    Pense bem... reflita sobre o que leu. Beijos da Tia Marilza.