quinta-feira, 5 de maio de 2016

ISSO SIM QUE É VIDA BOA

No dia 27 de março é comemorado o dia do circo. A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias.

Leia o texto e se envolva no mundo mágico do Circo.

 ISSO SIM QUE É VIDA BOA

Eu queria ser de circo.
Ai, que vida original!
Trabalhar todas as noites
divertindo o pessoal.
Os aplausos da plateia,
toda aquela vibração,
sempre novas gargalhadas,
sempre mais animação!

Eu queria ser de circo,
conhecer os bastidores,
que a plateia nunca vê,
Descrição: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRKDYptkTtNyiD5F8z89_zG8GoCv5PlvS_vjhFf-mQLzYj5BnT4Qwver de perto os domadores,
dar comida ao chimpanzé,
ver a cama do anão,
ver as focas amestradas,
ver a jaula do leão,
ver a cara do palhaço,
sem pintura e fantasia,
e ver se a mulher barbada
faz a barba todo dia.
 
 Lá no circo, eu imagino,
 mal termina a função,
 os artistas vão comer,
 sem pagar nenhum tostão,
 a pipoca que quiserem,
 quanto for que os contente,
  um montão de algodão-doce,
 guaraná e cachorro-quente.

  Isso sim que é profissão,
  não conheço outra melhor.
  Pois é isso que eu vou ser,
  assim que eu ficar maior.

  Só não sei o que eu faria,
 que função ia escolher,
 pois um circo é variado,
 tanta coisa tem pra ser...
 O trapézio é maravilha,
 só que está longe do chão,
 e engolir facas ou fogo
 não é boa ocupação.

 Ser um mágico eu não quero,
 eu seria incapaz, pois o
 truque perde a graça, se eu
 souber como se faz.

 Tem também malabarismo,
mas nem sei como fazer.
E um emprego de gigante
qualquer um não pode ter.

O arame é muito estreito,
e eu podia escorregar.
Os leões são muito bravos,
é melhor não arriscar.

Para empregos como esses,
eu seria um fracasso.
Só me resta uma saída:
eu vou mesmo ser palhaço!

Bandeira, Pedro. Cavalgando o Arco-Íris.
    São Paulo: Moderna, 2002.



1) Quem nos narra esses versos parece adorar a vida do circo. Segundo o texto, ele queria trabalhar nesse lugar porque
a) (      ) poderia ganhar muito dinheiro com essa profissão.
b) (      ) seguiria o exemplo de seus familiares que já trabalhavam no circo.
c) (      ) divertiria, todas as noites, outras pessoas, recebendo muitos aplausos.
2) O narrador imagina  que quando mal termina a função

a) (   ) os artistas vão comer sem pagar nenhum tostão.
  b)(   ) os artistas gastam tudo o que ganharam comprando comida
  c) (   ) os artistas vão logo dormir.

 3) No texto Isso sim que é vida boa, o narrador parece estar em dúvida sobre que atividade vai exercer no circo. Porém ele chega à conclusão de que quer trabalhar como

a)  (     ) mágico
            b) (      ) trapezista
c) (      ) palhaço

 4) Você já foi a um circo? Na última vez em que você foi ao circo, qual foi a atração que mais gostou?
5) Agrupe as palavras conforme as indicações.
Passado -correr –barulho –molhado –querido –quiabo –nascer –sonho – enterro – pressa - excelência – guia –guincho–bicho

Lh- nh - ch – gu- qu – rr – ss – xc  -sc
Esses são alguns dígrafos


6) Observe as palavras do quadro e escreva- as na coluna certa.
   Manhã – trapo – sonho – exceto – piche – blusão – barulhinho – livro  
   osso –  dragão – gravura – Pedro – creme – carreta – trem – beliche

Encontro Consonantal                            Dígrafo


7) Sublinhe as palavras que têm os dígrafos gu e qu.
Atenção! O gu e qu só são dígrafos quando a letra u não é pronunciada.
 Guerra régua  quiabo  guia  coleguinha  quatro  água  queijo
8) Numere as palavras abaixo, usando o código sugerido e depois, separe as sílabas.
                                 1- ditongo   2- tritongo  3- hiato

(   ) saguão
(   ) toalha
(   ) comeu
(   ) saudade
(   ) cientista
(   ) enxaguei
(   ) lavadeira
(   ) Uruguai

9) Escreva o nome de cinco objetos usados no circo e descubra o número de sílabas.

10) Ortografia:


Renatinho foi a o circo
 Vicente Guimarães
 Renatinho foi ao circo
E voltou entusiasmado;
Estava alegre e feliz,
Mas um pouco impressionado.

Gostou muito dos atletas,
Também do malabarista,
Deu vivas ao domador,
Palmas ao equilibrista.

Mas quando a casa chegou,
Depois da grande função,
Foi contar ao papaizinho
Sua nova resolução:

— Quando eu crescer,
quero ser
Um palhacinho brejeiro,
Para dar a cambalhota
No centro do picadeiro.




                                                  
 

Sou Escola

1-  Cante  e depois responda.
Sou a Escola  
Domingos Ramalho

Descrição: http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/poema-escola_1/poema-escola-15.pngNesta escola vou ficar
Alguns anos  aprender
A crescer como pessoa
Poder dar  p’ra receber

Construir o meu futuro
Na minha segunda casa
Aprender e ensinar
Saber ser e saber estar 

Nesta minha caminhada
No sentido do saber
Lado a lado com os amigos
Eu sei poderei vencer 

Sou o futuro
Sou a esperança
Sou o melhor que há no mundo
Sou uma criança
Sou a alegria
Sou a paixão
Sou a história que muitos de vós  recordarão




Vou fazer novos amigos
Reencontrar os conhecidos
Com eles em meu redor 
Terei um mundo melhor

Da minha escola  querida
Ainda vou ter saudades
Dos recreios e das aulas
Das muitas amizades 

Nesta minha caminha da
No sentido do saber
Lado a lado com os amigos
Eu sei poderei vencer 

Sou o futuro
Sou a esperança
Sou o melhor que há no mundo
Sou uma criança
Sou a alegria
Sou a paixão
Sou a história que muitos de vós  recordarão.( Bis )
Sou a Escola


a- De que fala a música?
b- Na 2ª estrofe o que é a escola?


c- “Sou o futuro
      Sou a esperança
      Sou o melhor que há no mundo .”
A quem se refere esses versos?


(   ) a escola
(   ) a criança
(   ) aos professores


2- Quantos versos e quantas estrofes a música possui?
3- Pra você... É mais fácil vencer sozinho ou vencer lado a lado com amigo?
4- Observe as sílabas finais dos versos e retire da música sou escola e complete com as palavras que rimam:


Aprender-
Ensinar -
Saber -
Esperança-
Redor -
Saudades-


5- Leia as palavras retiradas da música e copie as consoantes que vêm juntas:
Recreios______________        Alegria___________      Aprender______________
As consoantes juntas formam um encontro consonantal.
Encontro consonantal  é a reunião na mesma palavra, de duas ou mais consoantes pronunciadas.
6-Agora separe as sílabas das seguintes palavras e circule o encontro consonantal: Praça,  Segredos,  Recreios,  Advogado,  Alegria,  Descobertas,  Submarino,  Aprender, Floresta,  Aptidão,  Bicicleta,  Primeiro,  Magnífico,  Observação.
Na divisão silábica observe que o encontro consonantal  pode vir na mesma sílaba ou em sílabas separadas.
Observe a palavra Pessoa.  Você escreve e vê dois ss, mais você fala e ouve um s
Digrafo: são duas letras que representam um som.


7- Agora que você já sabe circule nas palavras abaixo os dígrafos:
Chave, Pessoa, Melhor, Serra, Caminhada, Crescer, Desço, Querida, exceção,  Foguete
8- Veja as palavras. ( Quibe, unha, abelha, dois, rua, igreja, navio, helicóptero, oito e sorvete).
Agora escreva cada uma nas colunas adequadas: Encontro consonantal, Dígrafo, Ditongo e Hiato.


 9- Ortografia


A Escola (Claudio Thebas)

Todo dia, na escola,
A professora, o professor.
A gente aprende, e brinca muito
Com desenho, tinta e cola.

Meus amigos tão queridos
Fazem farra, fazem fila.
O Paulinho, o Pedrão,
A Patrícia E a Priscila.

Quando chega o recreio
Tudo vira brincadeira.
Como o bolo, tomo o suco
Que vêm dentro da lancheira.


Quando toca o sinal,
Nossa aula chega ao fim.
Até amanhã, amiguinhos,
Não se esqueçam, de mim...

Cante a letra de música “Seu Dia” interpretada por Gislaine e Mylena

Atividades

1- Cante a letra de música “Seu Dia” interpretada por Gislaine e Mylena

Seu Dia


Você merece muito mais que flores 
Joias e bombons 
Você merece a lua, as estrelas 
Pois só você tem o dom 
De me amar com todo esse amor 
Se preocupa, sabe como eu estou 
Cuida de mim na alegria ou na dor 

Seu abraço é calor 
Que me aquece no inverno 
Seus conselhos me levaram 
Pro caminho certo 
Sua força sempre me encorajou 
Em mim você sempre acreditou 
Eu posso tentar, mas nunca vou pagar 
O que fez por me amar 

Mãe, todo o dia é o seu dia 
Se eu pudesse eu te daria 
Um caminhão de flores de todas as cores 
O céu inteiro e o mar 
Todo o dia é o seu dia 
Se eu pudesse eu escrevia 
Em todos os lugares 
Pra todos olharem como eu amo te amar 

Eu amo te amar 
Ah, ah, eu amo te amar 
Ah, ah, enquanto eu respirar 
Eu vou de te cuidar.









2- Agora interprete o que você cantou e entendeu da música.
a- O que Mãe merece?
b- Que dom tem a Mãe?
c- O que tem  no abraço de Mãe?
d- Qual é a intenção da Mãe ao aconselhar o seu filho?

3-“ Se eu pudesse eu te daria
Um caminhão de flores de todas as cores...”
 E você, para retribuir a tanta  dedicação, o que daria a sua Mãe?

4- “Mãe, todo o dia é o seu dia...”
Você concorda com essa afirmativa? Por quê?

5- Retire do texto.
a- Duas palavras:
- Monossílaba          - Dissílaba        - Trissílaba                 - Polissílaba
- Oxítona                - Paroxítona      - Enc. Consonantal      - Enc. Vocálico        -Dígrafo.

Produzindo texto
Mãe...
“Todo dia é o seu dia
Se eu pudesse eu escrevia
Em todos os lugares
Pra todos olharem como eu amo te amar...”

Faça diversas placas demonstrando o seu amor por sua Mãe.



Separação e Classificação de Sílabas

Separação e Classificação de Sílabas
1) Complete, classificando as palavras quanto ao número de sílabas.

a) Picareta é _______________________________ porque tem ____ sílabas.
b) Céu é ___________________________________ porque tem _____ sílaba.
c) Avó é ___________________________________ porque tem _____ sílabas.
d) Moleque é _______________________________ porque tem _____ sílabas.

· Lembrando: Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras podem ser:
café - última sílaba tônica ------------------------- oxítona
possível – penúltima sílaba tônica ----------------- paroxítona
lâmpada – antepenúltima sílaba tônica ---------- proparoxítona

2) Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo como número de sílabas
e de acordo com a posição da sílaba tônica.

Palavras                      Quanto ao nº sílabas          Quanto a sílaba
tônica.
abdicar 
Piauí
advogado
escorpião
substantivo
depois
signo
história
pai
céu
quermesse

Ortografia                                                                                      


Super – herói
Não quero imitar
Deus me criou assim
Só quero encontrar
O que é melhor em mim.

Eu não sei voar.
Isso é ilusão.
Ninguém pode andar
Com os pés fora do chão.



                                               Produção de texto
  Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem suas próprias qualidades dadas por Deus.
Escreva atitudes do seu dia a dia que você mostra ter respeito ao próximo.
Descrição: http://www.fotofrases.com.br/wp-content/uploads/2014/02/respeito-a-diferenca.jpg



Revisão de Geografia 1° Bimestre

      Revisão de Geografia                                                                               Avaliação dia _____/ ______2016
1-Leia este poema e resolva as questões propostas.


              BOIADEIRO
  Vai boiadeiro que o dia já vem
Leva o seu gado e vai pensando no seu bem.

De manhãzinha quando eu sigo pela estrada
Minha boiada pra invernada vou levar
São dez cabeças, é muito pouco, é quase nada
Mas não tem outras mais bonitas no lugar.

Vai boiadeiro que a tarde já vem
Leva o seu gado e vai pensando no seu bem.

De tardezinha quando eu venho pela estrada
A filharada tá todinha a me esperar
São dez meninas, é muito pouco, é quase nada
Mas não tem outras mais bonitas no lugar.

Vai boiadeiro que a noite já vem
guarda o seu gado e vai pra junto de seu bem.

E quando eu chego na cancela da morada
Minha Rosinha vem correndo me abraçá
É pequenina, é miudinha, é quase nada
Mas não tem outra mais bonita no lugar.


a- O poema evidencia um grupo que
(   ) se dedica à agricultura.  (   ) é característico do espaço urbano. (   ) exerce uma atividade própria do espaço rural.
 b- Conforme o texto, o que o boiadeiro faz? ____________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
c- A que se relacionam os versos destacados no poema?
________________________________________________________________________________________________
d- Ainda nos versos destacados, o termo no lugar se refere a que lugar?
_______________________________________________________________________
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8kSNpAs-c5r0hS1jRqJWsV_1d9WADdToAEbb0iyv1lxWMfrIGER_SMa11KG0vFpBtVEXMHA_jf87Twc4d4YTT518XvvMtnZrnpOETUiKWo0Mr_vXrG3N-OAGO7Q3GQgAaq7c4lqD21MQc/s1600/Parque+Aqu%C3%A1tico+-+Cachoeira+1.jpg2- Complete sobre:
O município
São formados por áreas _____________________ e áreas ____________________.
O _______________________ é responsável pela administração.
Os ______________________ fiscalizam o trabalho do prefeito, criam e modificam as leis municipais.
Tanto o prefeito quanto os vereadores são escolhidos através do _________________ para ocupar os cargos do governos municipais.
A menor unidade administrativa do país é o _________________________.
Descrição: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdQyASehAMLOsJkTyvCRP0Mki0c3RaM2wJt-yQxLSHgGkCNbtJVwO nosso município é __________________________________________.                       
O estado
Cada estado brasileiro é chefiado pelo ____________________________.
Descrição: http://d389l2puw6tfl5.cloudfront.net/noticias/img-22-02-2016-56caf2151ddd7.jpgO nosso município está localizado no estado _______________________.


O País
Para facilitar a administração o país foi dividido em: ______________________, ________________________ e ______________________________________.
A sede do governo federal está localizada em ___________________________, que é a sede do governo federal.
A responsabilidade do governo federal é do ____________________________.
O nosso país é o _________________________________________________.
3- Para atender à população, os governos precisam de recursos financeiros. Que meio eles usam para arrecadar esses recursos para atender a população? ___________________________________________________________

4- Defina Território._____________________________________________________________________________