quinta-feira, 5 de maio de 2016

Avaliação de Português

Descrição: Brasão da Prefeitura de CambuciEscola Municipal São João do Paraíso
                 Aluno (a):_____________________________________ Data:___/___/2016
                 Professora: Marilza Ribeiro                                 Turma:________
                      Valor: 60                           Nota_______                   

                                   Avaliação de Português       
  
1- A língua portuguesa é cheia de novidades e a cada aula de Gramática que você tem, você conhece mais um pouco sobre ela. E, estudar a nossa Língua é tão divertido como ler um livro, gibis ou simplesmente ler um poema como este:

 
                 Meus errinhos



Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgd_nMHi7kFZB5sL-_PPxIm6k-9jzFdcciYLZT6De7l2D11EkSfLec51EWiYlCb2ArnV940GxRN0jY-S4i-AaRtIFcu9LJlUOsRs3TTBOVDZsrnrIkpAT5ie9c05EEDuTpnigpFiYMeaC8P/s1600/criancas.jpgEstá bem, eu confesso que errei.
Eu errei, está bem, me zero!
Me dê bronca, castigo, conselho.
Mas eu tenho o direito de errar.

Só o que eu peço é que saibam
Que eu necessito errar.
Se eu não errar vez por outra
Como é que eu vou aprender
Como se faz pra acertar?

Pais, professores, adultos
Também já erraram à vontade,
Já fizeram sujeira e borrão.
Ou vai dizer que a borracha
Surgiu só nesta geração?

Vocês que errando aprenderam,
Ouçam o que eu tenho a falar:
Se até hoje cometem seus erros,
Só as crianças não podem errar?

Concordem, eu estou aprendendo.
Comparem meus erros com os seus,
Se já cometeram os seus erros,
Deixem-me agora com os meus!

                            Pedro Bandeira



2- Interpretando              ( Valor: 2  cada) ( 1 ao 7)
a- Na sua opinião, todos os seres humanos, têm o direito de errar? Por quê?        
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b- Retire do texto os versos que mostram que os adultos também erram:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- No poema na 1ª estrofe estão grifadas palavras de uma sílaba. Estas palavras são chamadas de:           
         (    ) Monossílabas     (    ) Dissílabas    (    ) Trissílabas    (    ) Polissílabas

4- Você sabe como se chama uma palavra que possui só uma sílaba. Agora retire do texto uma palavra:
          Dissílaba:_____________________________________Trissílaba:____________________________________

5- Marque com X somente as palavras polissílabas


         (    ) castigo  (    ) conselho  (    ) necessito  (    ) professores  (    ) bronca  (    ) aprenderam



6- Classifique as palavras de acordo com a sílaba tônica:
  
        ( O ) palavra OXÍTONA    ( P ) palavra PAROXÍTONA  ( PP ) palavra PROPAROXÍTONA
    
            (      ) caju    (      ) rodapé   (      ) carteiro   (      ) bocejo   (      ) zoológico   (     ) estômago

7- Leia com atenção cada série de palavras:
     A-  trânsito  –  pêssego  –  rodapé   –  crisântemo.
     B-  música  –  árvore  –  lágrima  –  óculos.
     C-  cérebro  –  romântico  –  elétrico  –  tórax.
Descrição: http://thumbs.dreamstime.com/z/crian%C3%A7as-felizes-que-saltam-para-alegria-22855917.jpgAgora, marque a resposta correta:

    (     ) Na série A  todas as palavras são proparoxítonas;
    (     ) Apenas na série B  todas as palavras são proparoxítonas;
    (     ) Na série C  todas as palavras são proparoxítonas.

8- Marque com um X todas as palavras PROPAROXÍTONAS:     ( Valor: 1 cada )  ( 8 ao 11 )        



   (    ) estímulo
   (     ) último


(     ) magnífico
(    ) bairro


(     ) cédula
(     ) elétrico


(    ) cerca
(    ) cerveja


9- Leia o poema e faça o que se pede:         
                        
                                       LÁPIS, CADERNO, LIVRO E CONFUSÃO.
                          SOL, MÚSICA E CORRERIA NO SAGUÃO.
                          NADA DE TRABALHO, VÊ SE NÃO AMOLA!
                          LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA.

a- Circule no poema as palavras com encontros vocálicos, depois reescreva-as nas linhas abaixo, separe as sílabas e classifique em DITONGO, TRITONGO ou HIATO:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Observe o s grupos de palavras abaixo relacionadas e coloque um X naquele que está em ordem alfabética:



    (     ) fome – casa – jaca – trevo - vida.
    (     ) guitarra – lago – bebê – janela – saúde.
    (     ) chinelo – grana – lírio – tatu – xale.



11- Escreva ao lado de cada palavra, ( EC ) para Encontro consonantal e ( D ) para Dígrafo:



   (    ) terra              (    ) braço                  (    ) chefe            (    ) flor                      (    )velho 
   (    )alegre             (    ) pêssego              (    ) digno           (    ) ilha                      (    ) flauta

12- Complete este diálogo, empregando os porquês (porque, porquê, por que, por quê) adequadamente.
 ( Valor: 2  cada)

    A professora pergunta:
— Meus queridos, ______________________nem todos têm os direitos respeitados?
Luan, sabiamente, respondeu:
— ___________________, infelizmente, há pessoas que se acham melhores que as outras.
Lívia continuou:
— Mas elas agem assim _________________?
E Sophia prosseguiu:
— Gente, o _________________ eu não sei, mas acredito que isso é um assunto que deve se aprender desde criança bem pequenina. 
E a professora concluiu:
— Viu meus amores?! Diariamente, estamos discutindo e conversando sobre esse assunto, _________________ , no futuro, quero vê-los  como pessoas de bem.
                                                                                 
         "Sorria. O sorriso ajuda-nos a descobrir motivos de alegria em volta de nós. Nossa alegria contagia os outros e a vida fica melhor." (Autor desconhecido)                             
                                                                                                                 Beijinhos da Tia Marilza

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