
Aluno (a):_____________________________________
Data:___/___/2016
Professora: Marilza
Ribeiro
Turma:________
Valor: 60 Nota_______
Avaliação
de Português
1- A língua portuguesa é cheia de novidades e a cada
aula de Gramática que você tem, você conhece mais um pouco sobre ela. E,
estudar a nossa Língua é tão divertido como ler um livro, gibis ou simplesmente
ler um poema como este:
|
Meus errinhos

Eu errei, está bem, me dê zero!
Me dê bronca, castigo, conselho.
Mas eu tenho o direito de errar.
Só o que eu peço é que saibam
Que eu necessito errar.
Se eu não errar vez por outra
Como é que eu vou aprender
Como se faz pra acertar?
Pais, professores, adultos
Também já erraram à vontade,
Já fizeram sujeira e borrão.
Ou vai dizer que a borracha
Surgiu só nesta geração?
Vocês que errando aprenderam,
Ouçam o que eu tenho a falar:
Se até hoje cometem seus erros,
Só as crianças não podem errar?
Concordem, eu estou aprendendo.
Comparem meus erros com os seus,
Se já cometeram os seus erros,
Deixem-me agora com os meus!
Pedro Bandeira
2- Interpretando ( Valor: 2 cada) ( 1 ao 7)
a- Na sua opinião, todos os seres humanos, têm o
direito de errar? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b- Retire do texto os versos que mostram que os
adultos também erram:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- No poema na 1ª
estrofe estão grifadas palavras de uma sílaba. Estas palavras são chamadas de:
(
) Monossílabas ( ) Dissílabas (
) Trissílabas ( ) Polissílabas
4- Você sabe como se
chama uma palavra que possui só uma sílaba. Agora retire do texto uma palavra:
Dissílaba:_____________________________________Trissílaba:____________________________________
5- Marque com X
somente as palavras polissílabas
( ) castigo
( ) conselho ( )
necessito ( ) professores ( )
bronca ( ) aprenderam
6- Classifique as
palavras de acordo com a sílaba tônica:
(
O ) palavra OXÍTONA ( P ) palavra
PAROXÍTONA ( PP ) palavra PROPAROXÍTONA
( )
caju ( ) rodapé
( ) carteiro
( )
bocejo ( ) zoológico
( ) estômago
7- Leia com atenção
cada série de palavras:
A- trânsito
– pêssego – rodapé
– crisântemo.
B- música
– árvore –
lágrima – óculos.
C- cérebro
– romântico – elétrico
– tórax.

(
) Na série A todas as palavras
são proparoxítonas;
(
) Apenas na série B todas as
palavras são proparoxítonas;
(
) Na série C todas as palavras
são proparoxítonas.
8- Marque com um X
todas as palavras PROPAROXÍTONAS: (
Valor: 1 cada ) ( 8 ao 11 )
( )
estímulo
(
) último
( ) magnífico
( ) bairro
( ) cédula
( ) elétrico
( ) cerca
( ) cerveja
9- Leia o poema e
faça o que se pede:
LÁPIS,
CADERNO, LIVRO E CONFUSÃO.
SOL, MÚSICA E
CORRERIA NO SAGUÃO.
NADA DE TRABALHO, VÊ
SE NÃO AMOLA!
LUGAR DE CRIANÇA É NA
ESCOLA.
a- Circule no poema
as palavras com encontros vocálicos, depois reescreva-as nas linhas abaixo,
separe as sílabas e classifique em DITONGO, TRITONGO ou HIATO:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Observe o s
grupos de palavras abaixo relacionadas e coloque um X naquele que está em ordem
alfabética:
(
) fome – casa – jaca – trevo - vida.
(
) guitarra – lago – bebê – janela – saúde.
(
) chinelo – grana – lírio – tatu – xale.
11- Escreva ao lado de cada palavra, ( EC ) para Encontro
consonantal e ( D ) para Dígrafo:
( ) terra
( ) braço
( ) chefe
( ) flor
( )velho
( )alegre ( )
pêssego (
) digno ( )
ilha ( ) flauta
12- Complete
este diálogo, empregando os porquês (porque,
porquê, por que, por quê) adequadamente.
( Valor: 2
cada)
A professora pergunta:
— Meus queridos, ______________________nem
todos têm os direitos respeitados?
Luan, sabiamente, respondeu:
— ___________________, infelizmente, há
pessoas que se acham melhores que as outras.
Lívia continuou:
— Mas elas agem assim _________________?
E Sophia prosseguiu:
— Gente, o _________________ eu não sei, mas
acredito que isso é um assunto que deve se aprender desde criança bem
pequenina.
E a professora concluiu:
— Viu meus amores?! Diariamente, estamos
discutindo e conversando sobre esse assunto, _________________ , no futuro,
quero vê-los como pessoas de bem.
"Sorria. O sorriso ajuda-nos a
descobrir motivos de alegria em volta de nós. Nossa alegria contagia os outros
e a vida fica melhor." (Autor desconhecido)
Beijinhos da Tia Marilza
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