quinta-feira, 5 de maio de 2016

Atividade Avaliativa de Literatura 1° Bimestre

Reservado:     Escola Municipal São João do Paraíso
Aluno(a):___________________________________Data:___/___/2016
Professora: Marilza Ribeiro                            Turma:_______
        Valor: 30                           Nota_______
Descrição: Brasão da Prefeitura de Cambuci 







                  Atividade Avaliativa de Literatura- 1º Bimestre

Leia o texto.
Descrição: a coruja e a aguiaA coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
— Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.                                  
   Em: FábulasMonteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição. 


INTERPRETANDO O TEXTO


1. 
Quem são os personagens principais?
_________________________________________________________________________ 

2. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Como a coruja descreveu seus filhotes? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
_________________________________________________________________________


5. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Transcreva uma fala de cada personagem do texto:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8- Em sua opinião, se a coruja falasse realmente como eram os seus filhotes, o destino deles seria diferente? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________=


9 - Leia novamente o texto A coruja e a águia e assinale as alternativas corretas
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkbfFVG_C5tO9pdbTyB-jP-FAdK0aNJkAJDZrhGhROlSQKGFL07-PNMw4TetsjgQ0ZEM-vNXUYfgdJwDyhUZplP2ER3iJDJGGTOVhvOTT01DhLvv1pySNWJhV6Z00ZFpGzvYC70S8FbcE/s1600/a+aguia+e+a+coruja.jpg1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos lindos                             c) dois filhotinhos horríveis
b) três filhotinhos lindos                             d)três filhotinhos horríveis
2)  A coruja disse para a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e tristes                                       c) lindos e alegres
b) alegres e feios                                       d) feios  e tristes
3) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos                      (b) eles eram horríveis para a águia                       
(c) eles estavam dormindo                      (d) eles estavam piando muito alto
4) A moral “ Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.
5) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era cega                                           (b) era muito convencida
(c) não enxergava muito bem                (d) era a mãe deles
6) Essa história trata especialmente de:
a) incompreensão   (b) mentira         ( c) esperteza          (d) ingratidão
7) Esse texto é:
(a) uma poesia   (b) Texto informativo    (c) um conto de fadas   (d) uma fábula
                                        O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.

                                                                                                                                       Eleanor Roosevelt

Nenhum comentário:

Postar um comentário