quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sou Escola

1-  Cante  e depois responda.
Sou a Escola  
Domingos Ramalho

Descrição: http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/poema-escola_1/poema-escola-15.pngNesta escola vou ficar
Alguns anos  aprender
A crescer como pessoa
Poder dar  p’ra receber

Construir o meu futuro
Na minha segunda casa
Aprender e ensinar
Saber ser e saber estar 

Nesta minha caminhada
No sentido do saber
Lado a lado com os amigos
Eu sei poderei vencer 

Sou o futuro
Sou a esperança
Sou o melhor que há no mundo
Sou uma criança
Sou a alegria
Sou a paixão
Sou a história que muitos de vós  recordarão




Vou fazer novos amigos
Reencontrar os conhecidos
Com eles em meu redor 
Terei um mundo melhor

Da minha escola  querida
Ainda vou ter saudades
Dos recreios e das aulas
Das muitas amizades 

Nesta minha caminha da
No sentido do saber
Lado a lado com os amigos
Eu sei poderei vencer 

Sou o futuro
Sou a esperança
Sou o melhor que há no mundo
Sou uma criança
Sou a alegria
Sou a paixão
Sou a história que muitos de vós  recordarão.( Bis )
Sou a Escola


a- De que fala a música?
b- Na 2ª estrofe o que é a escola?


c- “Sou o futuro
      Sou a esperança
      Sou o melhor que há no mundo .”
A quem se refere esses versos?


(   ) a escola
(   ) a criança
(   ) aos professores


2- Quantos versos e quantas estrofes a música possui?
3- Pra você... É mais fácil vencer sozinho ou vencer lado a lado com amigo?
4- Observe as sílabas finais dos versos e retire da música sou escola e complete com as palavras que rimam:


Aprender-
Ensinar -
Saber -
Esperança-
Redor -
Saudades-


5- Leia as palavras retiradas da música e copie as consoantes que vêm juntas:
Recreios______________        Alegria___________      Aprender______________
As consoantes juntas formam um encontro consonantal.
Encontro consonantal  é a reunião na mesma palavra, de duas ou mais consoantes pronunciadas.
6-Agora separe as sílabas das seguintes palavras e circule o encontro consonantal: Praça,  Segredos,  Recreios,  Advogado,  Alegria,  Descobertas,  Submarino,  Aprender, Floresta,  Aptidão,  Bicicleta,  Primeiro,  Magnífico,  Observação.
Na divisão silábica observe que o encontro consonantal  pode vir na mesma sílaba ou em sílabas separadas.
Observe a palavra Pessoa.  Você escreve e vê dois ss, mais você fala e ouve um s
Digrafo: são duas letras que representam um som.


7- Agora que você já sabe circule nas palavras abaixo os dígrafos:
Chave, Pessoa, Melhor, Serra, Caminhada, Crescer, Desço, Querida, exceção,  Foguete
8- Veja as palavras. ( Quibe, unha, abelha, dois, rua, igreja, navio, helicóptero, oito e sorvete).
Agora escreva cada uma nas colunas adequadas: Encontro consonantal, Dígrafo, Ditongo e Hiato.


 9- Ortografia


A Escola (Claudio Thebas)

Todo dia, na escola,
A professora, o professor.
A gente aprende, e brinca muito
Com desenho, tinta e cola.

Meus amigos tão queridos
Fazem farra, fazem fila.
O Paulinho, o Pedrão,
A Patrícia E a Priscila.

Quando chega o recreio
Tudo vira brincadeira.
Como o bolo, tomo o suco
Que vêm dentro da lancheira.


Quando toca o sinal,
Nossa aula chega ao fim.
Até amanhã, amiguinhos,
Não se esqueçam, de mim...

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