quinta-feira, 5 de maio de 2016

Xô Xô Dengue Marcelo Teófillo

1- Cante e combata a Dengue.

Xô Xô Dengue    Marcelo Teófillo 



Este é o samba pra acabar com a Dengue
todo  mosquito vamos exterminar ( Bis )
Descrição: http://senadorsa.ce.gov.br/wp-content/uploads/2016/02/dengue.jpg 
Xô xô Dengue,
Água parada vamos evitar
Xô  xô Dengue,
Este mosquito vamos detonar     ( Bis)

Pneus, garrafas e recipientes,
Latas e potes temos que tampar.    ( Bis )

Este é o samba pra acabar com a Dengue
todo  mosquito vamos exterminar ( Bis )

Xô mosquito
Mosquito da Dengue sai pra lá.
Xô xô Dengue
Doença que pode até matar.   ( Bis )



a- As palavras sublinhadas na música têm ____sílabas. Portanto, todas palavras são _________________.
b-
Agora copie da música duas palavras:
Dissílabas ___________________       trissílabas __________________ polissílabas ____________________
 2-Circule os encontros vocálicos das palavras:
peneira   coração    fêmea    besouro    joelho   poeta  iguais    gaiola                 

3-Separe as sílabas das palavras e classifique os encontros vocálicos (ditongo, tritongo ou hiato):



Uruguai
padeiro
lua
carruagem
água
saguão
saúde




4- Classifique as palavras conforme o que se pede.
(a) palavra com dígrafo               (b) palavra com encontro consonantal



                                   


 (    )queimada                            
 (    )grama                                 
 (    )machado
 (    )cravo                                
 (    )flor                          
 (    )telha
 (    )massa                                  
 (    )tronco                                 
 (    )cheio
 (    )garra                                  
 (    )velho                                   
 (    )captar
 (    )cobra                                  
  (    )fogueira                               
 (    )assado




5-Separe as sílabas das palavras e classifique-as  quanto ao número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba)



mês
construção
nascimento
noite
sol
pacote
passarinho
casca


6-Agora você irá separar as sílabas e classificar as palavras quanto à sua tonicidade (oxítona, paroxítona, proparoxítona).



armazém
javali
cerimônia
médico
cansaço
freguês
método




7- Em que opção as palavras estão na ordem alfabética?
(  ) fala  carta  jaula trilha vidro  (  ) guia  lata  beco  javali saudade  (  ) chimarrão  grama  livro  tatuagem xícara      
 8- Complete estes diálogos, empregando um dos porquês
— Ontem, não entendi o ______________________ da bronca em nossa sala.
— Foi mesmo! ______________________ será que a tia estava tão brava?
— Deve ser ______________________ muita gente fez bagunça.

— Carlos, você não fez o trabalho ____________________?
— Não o fiz ________________ estava muito doente. _________________?
— ______________________ sentimos a sua falta. Você sempre tem ótimas ideias.

9- Complete as frases com Por que, porque, por quê, porquê.
1. _________na posso ir ao cinema? (usado no início de frase interrogativa)
2. _________ você precisa terminar seus exercícios. ( usado em respostas)
3. Não posso ir ao cinema _________? ( usado no fim de frase interrogativa) 
4. Queria entender o ________ dessa proibição. (usado como substantivo, igual a “o motivo”)



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